SISTEMAS OPERACIONAIS
- PROCESSOS
1- É um programa em execução.
2- A gerência de um ambiente multiprogramado é função exclusiva do sistema operacional, que deve controlar a execução de diversos programas e o uso concorrente do processador. Para isto, para ser executado, um programa deve estar sempre associado a um processo.
3- É possivel por que o processador executa o programa em um intervalo de tempo e no intervalo seguinte pode executar outro processo.
4- Um processo é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento.
5- O contexto de hardware armazena o conteúdo dos registradores gerais da CPU, além dos registradores de uso específico, como o program counter (PC), stack pointer (SP) e registrador de status. A mudança de contexto consiste em salvar o conteúdo dos registradores do processo que está deixando a CPU e carregá-los com os valores referentes ao novo processo que será executado
6-No contexto de software são especificadas características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como o número máximo de arquivos abertos simultaneamente, prioridade de execução e tamanho do buffer para operações de E/S.
Identificação: Cada processo criado pelo sistema recebe uma identificação única (PID) representada por um numero.
Quotas: Cada processo criado pelo sistema recebe uma identificação única (PID) representada por um numero.
Privilégios: Os privilégios ou direitos definam as ações que um processo pode fazer em relação a ele mesmo, aos demais processos e ao sistema operacional.
7- O espaço de endereçamento é a área de memória pertencente ao processo onde as instruções e os dados do programa são armazenados para execução.
8- O processo é implementado pelo sistema operacional através de uma estrutura de dados chamada bloco de controle do processo (Process Control Block – PCB). A partir do PCB, o sistema operacional mantém todas as informações sobre o contexto de