Sistemas Operacionais
1) O que é política de escalonamento em um sistema operacional?
R: Uma política de escalonamento é composta por critérios estabelecidos para determinar qual processo em estado de pronto será escolhido para fazer uso do processador.
2) Quais os principais critérios utilizados em uma política de escalonamento?
R: Tempo de espera
Tempo de resposta
Tempo de turnaround
Tempo de cpu
Utilização do processador
3) Diferencie escalonamento preemptivo e não-preemptivo.
R: No escalonamento preemptivo o sistema pode interromper um processo que esteja no estado de execução e passa-lo para pronto, já no escalonamento não-preemptivo isso não é possível, nele o processo só deixa de executar, quando termina a execução.
4) Explique o escalonamento FIFO e SJF.
R: O FIFO é um escalonamento não-preemptivo aonde o processo que chegar primeiro ao estado de pronto é o selecionado para execução. Este algoritmo é bastante simples, sendo necessária apenas uma fila, onde os processos que passam para o estado de pronto entram no seu final e são escalonados quando chegam ao seu início. Quando um processo vai para o estado de espera, o primeiro processo da fila de pronto é escalonado. Todos os processos quando saem do estado de espera entram no final da fila de pronto.
O escalonamento SJF, o algoritmo de escalonamento seleciona o processo que tiver o menor tempo de processador ainda por executar. Dessa forma, o processo em estado de pronto que necessitar de menos tempo de UCP para terminar seu processamento é selecionado para execução.
5) Qual a diferença entre preempção por tempo e por prioridade?
R: Preempção por tempo ocorre quando o sistema operacional interrompe o processo em execução em função da expiração da sua fatia de tempo, substituindo-o por outro processo. Preempção por prioridade ocorre quando o sistema operacional interrompe o processo em execução em função de um processo entrar em estado de pronto com prioridade