Sistemas operacionais
1. Seria como um corpo com um cérebro inoperante, o usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre hardware do computador usado. As duas principais funções do sistema operacional são facilitar o acesso aos recursos do sistema e compartilhar de recursos de forma organizada e protegida. 2. A maior dificuldade que o programador teria seria em programar em linguagem de máquina, já que o hardware não possui ambiente programável. O programador teria que programar todo os componentes de hardware: vídeo, teclado, mouse, placa de rede, disco rígido. Cada tarefa que a aplicação fosse fazer teria que ser detalhada, isso tornaria se trabalho mais lento e com grandes possibilidades de erro.
3. Máquina virtual é um computador fictício criado por um programa de simulação, um software. Sua memória, processador e outros recursos são virtualizados, É uma forma de dividir os recursos de um computador em múltiplos ambientes de execução. A grande é tornar a interação entre usuário e computador mais simples, confiável e eficiente.
4. O computador pode ser visualizado como uma máquina de camadas, possuindo tantos níveis quantos forem necessários para adequar o usuário às suas diversas aplicações. As camadas podem ser: Hardware: circuitos eletrônicos, microprogramação, linguagem de máquina e Sistema Operacional: Utilitários e Aplicações.
5. Sistemas monoprogramáveis, multiprogramáveis e com múltiplos processadores.
6. Porque em sistemas monoprogramáveis somente é possível a execução de um programa por vez. Como um programa não utiliza todos os recursos do sistema totalmente ao longo da sua execução, existe ociosidade e, consequentemente, subutilização de alguns recursos.
7. Os sistemas monoprogramáveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Nos sistemas