Sistemas Operacionais
Operacionais
Rodrigo Machado
Rubia Medianeira Denardi
SISTEMAS OPERACIONAIS – CAP. 1
1. Conceitos básicos
Um computador moderno é um dispositivo complexo, sendo constituído por um conjunto de elementos de hardware tais como: processador, memória, teclado, mouse, monitor, interfaces de rede, leitores de disco e outros dispositivos de entrada e saída.
Atualmente é comum a idéia de que existe “algo” chamado sistema operacional (que, na maioria dos computadores pessoais, atende pelo nome “Windows”) responsável por nos dar acesso a programas e dispositivos de hardware. O que não é claro é a idéia do que é esse “tal” sistema operacional e como ele torna possível a utilização do computador.
Nesse capítulo será apresentado com maior detalhe exatamente o que é e o que se espera de um sistema operacional. Será apresentada a evolução histórica dos sistemas operacionais, assim como os principais sistemas em uso atualmente.
1.1
O que é um sistema operacional?
Um SO é uma camada de software que atua como um mediador entre o hardware e os programas de usuários, como apresentado na Figura 1.
Figura 1 - Representação de um sistema computacional
Sua função é proporcionar um ambiente no qual os usuários possam executar seus programas aplicativos de forma conveniente e eficiente.
Existem várias formas pelas quais um SO torna o uso do computador mais conveniente. Por exemplo, os conceitos de “arquivo” e “pasta” não existem originalmente nos discos magnéticos, sendo criados pelo sistema operacional para que o usuário e os programas possam organizar mais facilmente seus dados. Pode-se citar a disponibilização de uma interface gráfica para interação com o usuário uma ferramenta para tornar o uso do computador mais fácil.
O sistema operacional funciona como um “mediador” entre os programas do usuário e o hardware. As aplicações não acessam diretamente o hardware, pedindo para o SO que interceda por elas para, por exemplo, escrever