Sistemas operacionais
O Windows só começa a ser tecnicamenteconsiderado Como um SO a partir da versãoWindows NT, Lançada em Agosto de 1993. O quehavia antes eram Sistemas gráficos sendoexecutados sobre alguma Versão dos sistemascompatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ouDR-DOS. Somente o MSDOS era produzido pelaprópria Microsoft. O MS-DOS é um sistema operativoque não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de textointroduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como umainterface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico,o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluoem computadores de tipo IBM-PC.
Evolução do Windows suas principais versões
Características do MS-DOS: Sistema monousuário que possibilita a organização dos arquivos em estruturas de diretórios e sub-diretórios. O sistema está dividido internamente em 4 partes: * Registro de Boot - Inicializa o sistema, verifica as condições internas e gerencia a carga dos demais arquivos do sistema para a memória. * IBMBIOS.COM - IO.SYS - Através da ROMBIOS, gerencia a leitura e gravação de dados entre os programas e os periféricos. * IBMDOS.COM - MSDOS.SYS - Gerencia as rotinas de interrupções. * COMMAND.COM - Gerencia os recursos de de execução de programas (residentes, de inicialização e transientes).
vantagens:
1. será executado em um sistema muito menor. (OS inteiro pode ser colocado sobre um chip de memória ROM ÚNICO MODERNO!)
2. lhe dá mais controle "direto" dos processos.
3. Por causa do tamanho menor irá "arrancar" muito mais rápido do que qualquer versão do Windows.
4. É mais fácil escrever "para fins especiais" para os programas, desde que não necessitam de "fantasia" de gráficos.
5. Permite que você faça uso do "velho, lento" sistema que você escondeu no armário quando você comprou o "novo". desvantagens: 1. Muito poucos "novos" programas disponíveis, portanto, você precisa ser capaz