Sistemas Operacionais
O computador se divide em duas partes, Hardware parte física e Software Parte Lógica, todo computador hardware, necessita de um SOFTWARE especial para entrar em funcionamento, esse Software especial tem como principal função gerenciar as entradas e saídas do hardware e permitir e facilitar a interação entre o usuário e o computador. Esse Software especial é chamado de Sistema Operacional.
Podemos citar vários nomes de sistemas operacionais presente em nosso dia-a-dia nos mais diversos dispositivos de Hardware tais como:
Windows – é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo, embora uma grande quantidade de cópias sejam ilegais.
Linux – Software Livre de código aberto, O núcleo Linux foi desenvolvido pelo progRAMador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente de acordo com os termos da licença.
OS X Lion – (pronuncia-se OS Ten) é um sistema operativo proprietário baseado no kernel Unix titulado OpenDarwin, desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana Apple Inc., destinado exclusivamente aos computadores Mac e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. A última versão do OS X possui certificação UNIX.
Freebsd - O FreeBSD é um sistema operacional livre do tipo Unix descendente do BSD desenvolvido pela Universidade de Berkeley. Legalmente não pode ser chamado de UNIX.
É desenvolvido por uma equipa de engenheiros. O kernel, comandos de sistema, bibliotecas e shell são