Sistemas operacionais
Núcleo do sistema, ou Kernel, é a parte onde se concentram um conjunto de rotinas para uso das aplicações e do usuário. O Kernel tem a função de alocar recursos sendo responsável por compartilhamento nos processos e também faz a interpretação das camadas software e hardware. Sendo o interpretador de comandos mais importante do sistema, além de ele gerenciar e alocar recursos ao usuário, ele também controla execução dos programas e as operações dos dispositivos de entrada e saída.
2) O que é uma system call e qual a sua importância para a segurança do sistema? Como as system calls são utilizadas por um programa?
O system call é um sistema que é usado para requisitar uma ação do sistema operacional. Esse sistema de chamada enviam instruções para o modo Kernel que avalia se não há nenhum risco na execução do comando de um aplicativo. Cada chamada possui um número associado a ele, este número é passado para o Kernel para a identificação da system call feita. Na execução de um programa, quando se emite uma chamada, é solicitada uma rotina da biblioteca.
3) O que são instruções privilegiadas e não privilegiadas, qual a relação dessas instruções com os modos de acessos?
Através de funções que podem ser executadas no modo Kernel ou no modo usuário, o processador se comunica com o sistema operacional. O modo Kernel é privilegiado por dar acesso completo do computador, ao contrário do modo usuário que para a segurança do sistema limita as partes que possam o comprometer. 4) Explique como funciona a mudança de acessos e de um exemplo de como um programa faz uso desse mecanismo?
As rotinas são enviadas no modo usuário são carregadas, validadas e, se consideradas seguras, o processador as executa em modo Kernel, sendo que se em algum passo houver falha o sistema envia uma excessão e nega a sua execução. Por exemplo, para salvar um arquivo se usa uma linguagem de alto