Sistemas operacionais
É um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador,gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário.
A sigla usual para designar esta classe de programas é SO (em português) ou OS (do inglês Operating System).
O que é um Sistema Operacional?
É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada, e,a partir de então, não deixa de funcionar até que o computador seja desligado.
O sistema operacional reveza sua execução com a de outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
É pela perspectiva do usuário ou programador (visão top-down): é uma abstração do hardware, fazendo o papel de intermediário entre o aplicativo(programa) e os componentes físicos do computador (hardware); É numa visão bottom-up, de baixo para cima: é um gerenciador de recursos,i.e., controla quais aplicações (processos) podem ser executadas, quando, quere cursos (memória, disco, periféricos) podem ser utilizados. Na primeira geração (aproximadamente 1945-1955), os computadores eram tão grandes que ocupavam salas imensas. Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves , fios e luzes de aviso. Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistema sem lote (batch systems), que permitiram melhor uso dos recursos computacionais. A base do sistema operacional era um programa monitor,usado para enfileirar tarefas (jobs). O usuário foi afastado do computador; cada programa era escrito em cartões perfurados, que por sua vez eram carregados, juntamente com o respectivo compilador (normalmente Fortran ou Cobol), por um operador, que por sua vez usava uma linguagem de controle