Sistemas Operacionais M Veis Kernel Android
Fábio Cesar Hansen¹, Gilmar Adriano Vogel¹, Jonas Bortolon¹
¹Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – Universidade Feevale – ERS239, 2755 – Novo
Hamburgo – RS – Brasil fabiocesar.ti@gmail.com, gilmarvoge@gmail.com, jbortolon@gmail.com
1. Introdução
Este artigo tem por objetivo abordar o sistema operacional móvel que hoje em dia está em grande parte dos aparelhos funcionais do planeta. Iremos abordar principalmente o tipo de kernel que o Sistema operacional Android possui.
O artigo foi dividido em tópicos de acordo com os assuntos abordados. Iniciamos no
Capítulo 2 explicando brevemente o que é Android. Seguimos descrevendo uma linha do tempo do sistema Android no Capítulo 3. Para finalizar os assuntos deste artigo, no Quarto
Capítulo abordaremos os tipos de kernel existentes e posteriormente uma descrição do Kernel do Sistema Android.
2. O que é Android?
O sistema operacional ANDROID é um sistema móvel baseado em um kernel Linux, logo um sistema aberto, podendo ser utilizado para desenvolvimento de aplicações com foco em tablets, smartphones, e phablets. É uma plataforma completa contendo aplicativos e interface do usuário, foi desenvolvido pela OHA (Open Handset Alliance), sendo essa uma aliança de diversas empresas com a intenção de criar padrões abertos para telefonia móvel, é liderada pelo Google.
O Android nasceu em 2003 como uma empresa separada criada por Andy Rubin, a empresa chamada Android Inc fica localizada na Califórnia, nos Estados Unidos. Foi comprado pelo Google em julho de 2005 aonde começou a ser reestruturado para virar um sistema operacional. Havia boatos na época que o Google desejava entrar no mercado de telefones móveis, mas somente depois de dois anos, em novembro de 2007, foi anunciado o nascimento do Android como sistema operacional móvel.
Android foi desenvolvido com a intenção de ser totalmente aberto (Open Source), permitindo aos desenvolvedores criarem aplicações móveis que possam