CADERNO CONTABILIDADE EMPRESARIAL

6699 palavras 27 páginas
Estudo

APRESENTAÇÃO
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com a avaliação da CPA e das visitas “in loco”.
É objetivo do Enade acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado e região. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais. (Fonte Manual do ENADE 2009).
Em 28 de setembro de 2011 foi publicada a Resolução CFC 1.301/2010, posteriormente substituída Resolução CFC 1.373/2011, que Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
O texto legal complementa as considerações dispostas no art. 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46, com redação dada pela Lei nº 12.249/2010, que prevê aos profissionais contábeis a necessidade de concluir o respectivo curso superior, reconhecido pelo Ministério da Educação, e a aprovação em Exame de Suficiência com posterior registro no Conselho Regional de Contabilidade, para fins de exercer a sua profissão de forma regulamentada.
Exame de Suficiência é a prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado

Relacionados

  • empresario
    980 palavras | 4 páginas
  • trabalho da contabilidade gerencial no processo empresarial na criação de valor
    8483 palavras | 34 páginas
  • 1423484355542
    860 palavras | 4 páginas
  • Contador
    588 palavras | 3 páginas
  • sbig
    1058 palavras | 5 páginas
  • Referencias Bibliograficas_BNDES
    2064 palavras | 9 páginas
  • 1441718158146
    2358 palavras | 10 páginas
  • Contabilidade
    8459 palavras | 34 páginas
  • portifólio
    1041 palavras | 5 páginas
  • Publicidade
    3613 palavras | 15 páginas