Sistemas operacionais e softwares aplicativos
O software aplicativo refere-se a um tipo de software concebido para desempenhar tarefas ao usuário para que este possa concretizar determinados trabalhos. Esta característica distingue-o de outros tipos de programas, como os sistemas operativos (que são os que fazem funcionar o computador), as linguagens de programação (que permitem criar os programas informáticos em geral) e os utilitários (que realizam tarefas de manutenção ou de uso general).
O software é o equipamento intangível e lógico de um computador. O hardware, por sua vez, é o suporte material e físico. Diz-se que os sistemas operativos funcionam como um elo de ligação entre o software e o hardware.
Os processadores de texto, as folhas de cálculo e as bases de dados são softwares aplicativos, o que só vem confirmar que as aplicações informáticas possibilitam a automatização de tarefas, nomeadamente a contabilidade ou a redação de documentos.
Em certos casos, os softwares aplicativos são desenvolvidos por medida, isto é, a pedido do usuário. Por isso, o software permite resolver um problema específico. Pode tratar-se também de programas integrados que resolvem problemas gerais e incluem várias aplicações.
Tipos:
Processador de textos (Word);
Planilha eletrônica (Excel);
Editor de apresentações (PowerPoint);
Editor de imagem (Adobe Photoshop);
Editoração eletrônica (PageMaker);
Aplicações em Ciências Contábeis
É fundamental que o contador tenha confiança no software que utiliza, pois uma falta de atualização na ferramenta, ou um erro na mesma, pode causar grandes prejuízos.
A Alterdata Software desenvolve soluções para automação contábil há 22 anos. O pacote contábil Alterdata – o PACK − está preparado para estas diversas obrigações legais.
Além da integração dos módulos do pacote contábil (Escrita Fiscal, Contábil e Departamento Pessoal), que evitam a redigitação interna, a Alterdata também desenvolve, há mais de 15 anos, sistemas para atender os clientes de