Sistemas Operacionais – Kernel e Shell
Publicado em 24 / 02 / 2012 por Júlio Moraes
Sistemas operacionais são os softwares básicos de qualquer computador. É necessário ao menos um SO instalado para que o usuário possa utilizar mais recursos do computador. É no SO que todos os aplicativos rodarão, utilizando as diretrizes e serviços fornecidos.
Diagrama Sistema Operacional - Usuário - Shell - Kernel
Diagrama Sistema Operacional
Os sistemas operacionais são constituídos por duas principais estruturas, o Kernel e o Shell, que representam respectivamente o núcleo e interface de uso. Com o avanço dos recursos gráficos e a intenção de tornar o uso cada vez mais intuitivo, foram criadas interfaces que traduzem os comandos escritos para imagens, chamados de Ambientes Gráficos, ou GUI, na sigla em inglês.
Neste diagrama fica clara a forma como um usuário utiliza o sistema de informação. Os dados podem ser manipulados tanto através do GUI, como diretamente por aplicativos ou no próprio Shell. O Kernel fica próximo aos hardwares, e é ele o responsável pelos dados chegarem até as memórias e CPU.
Os aplicativos passaram a fazer parte de praticamente todos os sistemas operacionais comerciais e livres, compondo um pacote básico de utilização com editores de texto, navegadores de internet e utilitários de manutenção. O usuário pode adicionar outros aplicativos, desde que desenvolvidos para o SO utilizado.
O Boot
Há um bom tempo todos os computadores já possuem a capacidade de serem ligados e estarem prontos para o uso sem nenhuma intervenção do usuário no processo de carregamento do sistema operacional. Mas não foi sempre assim. Antigamente o usuário tinha que executar diversos comando até que o SO estivesse apto para o uso.
Esse processo de iniciar e se carregar sozinho se chama Boot (ou bootstrap load), que seria algo como carregamento pelos cadarços das botas. Ou seja, mesmo sem nenhum tipo de auxílio o computador se ergue sozinho. O BIOS é o software