Sistemas Operacionais de Servidores
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Sistemas Operacionais I: Sistemas Operacionais de Servidores
Prof.º Sergio Moraes
Disciplina: Sistemas Operacionais I
Bruno Ferreira Gonçalves AN122325
Fabiano Munhoz AN122351
Sorocaba
Setembro/2013
Sumário
1 – Introdução
Sistemas operacionais de servidores são executados em computadores pessoas muito grandes, em estações de trabalho ou até mesmo em computadores de grande porte. Eles servem múltiplos usuários de vez em uma rede e permitem-lhes compartilhar recursos de hardware e de software. (Tanenbaum, 2010).
Operam em uma arquitetura de cliente - servidor, atendendo requisições de outros programas, os chamados clientes.
2 – Aplicações dos Sistemas Operacionais de Servidores
Os Sistemas Operacionais de Servidores operam em uma arquitetura cliente – servidor , atendendo as requisições de outros programas, os clientes. Proveem serviços essenciais em uma rede, podendo ser acessados por usuários de numa rede corporativo ou na internet. Algumas das aplicações mais comuns são listadas a seguir: Servidor de arquivos: Servidor de armazenamento de arquivos para diversos usuários, controlando o acesso e definindo permissões para cada usuário, entre visualização, leitura e escrita.
Servidor web: Servidores geralmente utilizados para armazenamento de páginas de sites, podendo ter suporte a diversos tipos de arquivos de internet (php, HTML, css...).
Servidor de E-Mail: Responsável por armazenar arquivos de email. Gerenciando contas de usuários para acesso (verificação de login), além do envio e recebimento de mensagens de correio eletrônico.
Servidor de banco de dados: Prove serviços de banco de dados para outros programas
Servidor de Impressão: Este tem o papel de gerenciar o acesso de diversos usuários à uma impressora. Um servidor de impressão irá controlar as