Sistemas esquelético e muscular
O sistema esquelético configura um conjunto composto de peças ósseas e cartilagens. Um indivíduo adulto possui 206 ossos em seu corpo, o que totaliza cerca de 14% de sua massa corporal.
O esqueleto humano é constituído por diversos ossos e estruturas associadas, sendo, o local onde ocorre o contato entre dois ossos, denominado articulação óssea. Dependendo da localização e dos ossos que se articulam, essas juntas podem ser fixas, como é caso dos ossos que constituem a caixa craniana, ou móveis, como ocorre com as junções dos ossos dos membros. Quando essas articulações são móveis, é necessário que haja suavidade no deslizamento de um osso sobre o outro, caso contrário, o atrito entre eles poderia resultar em problemas ortopédicos ao indivíduo, devido ao desgaste ósseo sofrido nessas regiões. Tal fato, entretanto, é sanado graças à presença de cartilagens (forma elástica de tecido conjuntivo semirrígido) e a lubrificação, através de líquidos viscosos, das extremidades dos ossos.
Nas articulações, os ossos são mantidos no lugar em razão da presença dos ligamentos, cordões resistentes formados por tecido conjuntivo fibroso.
As principais atribuições do sistema esquelético são a sustentação do organismo e proteção de alguns órgãos vitais, além de ser a base mecânica para os movimentos.
O esqueleto divide-se em dois notáveis grupos: o esqueleto axial, formado pelos ossos da cabeça e da coluna vértebra, incluindo as costelas, e o esqueleto apendicular, constituído pelos ossos dos membros. Os dois esqueletos citados acima, ligam-se por meio das cinturas articulares.
1.1 CABEÇA
Há 29 osso na cabeça, oito deles formam o crânio (que abriga e protege o encéfalo). Na região anterior do crânio localiza-se os ossos da face, o maior desses é a mandíbula, o único osso móvel da cabeça. 1.2 TRONCO
Forma o eixo corporal, onde se articulam a cabeça e os membros.
É composto pela coluna vertebral, costelas e osso externo.
A coluna