Sistemas econômicos
No trabalho que segue, conheceremos as características das ideologias político-econômicas no âmbito nacional, sendo explanado e apresentado a construção e a contextualização sobre a Social-democracia, Terceira via e o Estado de bem-estar social, segundo a doutrina dos principais nomes da Economia Política no cenário brasileiro, e a possível inserção do Brasil desde meados do século passado até os dias atuais.
2 SISTEMAS ECONÔMICOS
Os sistemas econômicos como a Social-democracia, o Estado de bem-estar social e a Terceira via são doutrinas/ideologias à muito difundidas entre as nações, tendo cada uma delas sua particularidade e abordagem de acordo com a sua construção política.
A doutrina pregada sobre a Social-democracia foi difundida pelos marxistas, no fim do século XIX e início do século XX, que acreditavam que a sociedade capitalista poderia tornar-se comunista ou socialista pacificamente e sem revoluções, através de uma transição evolutiva e democrática, construindo uma reforma legislativa do sistema capitalista vigente de maneira efetiva e gradual, tornando o mesmo mais igualitário. Para muitos estudiosos a Social-democracia seria a forma ideal solucionadora dos problemas encontrados na democracia liberal, enfatizando a liberdade, não somente individual, mas também da não submissão aos proprietários do poder abusivo em todas as suas faces; também de haver igualdade e justiça social, não só mediante a intervenção legal, mas em termos econômicos e sócio-culturais para todos os cidadãos, inclusive os deficientes nas mais variadas formas, vitimadas pela injustiça.
Com isso, consegue-se alcançar o tão almejado Estado de bem-estar social, que além de ser promotor de igualdade e justiça social é também responsável pela organização da economia do país. Iniciado na Europa, tendo seus princípios baseados no da Social-democracia, o Estado de bem-estar social constitui-se como agente regulador de toda a vida, saúde social, da educação para a