sistemas do corpo humano
Características e funções
O tecido ósseo (TO) é formado por células e matriz mineralizadas. É rígido e resistente para suportar pressões e para exercer a função de proteção de órgãos internos, principalmente os órgãos vitais, como fazem as caixas craniana e torácica. Exerce importante função de armazenamento de Cálcio para contração muscular, secreções, impulsos nervosos e outros mecanismos. Forma um sistema de alavancas para aumentar a força muscular. Células ósseas
OSTEOBLASTOS: células jovens com núcleo grande e claro e com prolongamentosque formam canalículos. Possuem grande quantidade de RER e Golgi, pois sãoresponsáveis pela síntese da matriz óssea orgânica. Localizam-se na superfície óssea.
OSTEÓCITOS: são os osteoblastos envoltos totalmente por matriz. Ocupam lacunas deonde partem canalículos, que nada mais são que junções comunicantes. São responsáveis pela manutenção da matriz orgânica e por não serem sintetizadores ativos de matriz, possuem pouca quantidade de RER e Golgi, além de possuírem a cromatina condensada.
OSTEOCLASTOS: são células móveis e gigantes com 6 a 50 núcleos. Estão localizadas nas lacunas de Howship, depressões formadas por enzimas após digerirem o T.O. formando os sítios de reabsorção óssea. São originários de monócitos sangüíneos,fundidos pela membrana de vasos. Apresentam muitos lisossomos, pois sãoresponsáveis pela reabsorção do TO para que possa ser renovado. Secretam vários ácidos e enzimas (colágenas), que atacam a matriz e liberam Ca; para esta tarefa contam ainda com receptores para calcitonina.
TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular é composto por células e pela matriz extracelular. As células musculares são alongadas, por isso também são chamadas fibras musculares. Elas são ricas nos filamentos de actina e de miosina, responsáveis pela sua contração. A actina e algumas proteínas associadas compõem filamentos de 7nm de diâmetro, os filamentos finos, enquanto os filamentos de miosina II, com 15nm de