Sistemas Distribuidos
As redes de computadores estão por toda parte. A internet é uma delas, assim como as muitas redes das quais ela é composta. Redes de telefones móveis, redes corporativas, redes de fábricas, redes em campus, redes domésticas, todas elas, tanto separadamente como em conjunto, compartilham as características básicas que as tornam assuntos relevantes para estudo sob o título Sistemas Distribuídos. Neste trabalho, queremos explicar as características dos computadores interligados em rede que afetam os projetistas e desenvolvedores de sistema e apresentar os principais conceitos e técnicas que foram criadas para ajudar nas tarefas de projeto e implementação de sistemas que os têm por base.
Definimos um Sistema Distribuído como sendo aquele no qual os componentes de hardware ou software, localizados em computadores interligados em rede, se comunicam e coordenam suas ações apenas enviando mensagens entre si. Essa definição simples abrange toda a gama de sistemas nos quais os computadores interligados em rede podem ser distribuídos de maneira útil.
A motivação para construir e usar sistemas distribuídos é proveniente do desejo de compartilhar recursos. O termo "Recurso" é bastante abstrato, mas caracteriza bem o conjunto de coisas que podem ser compartilhadas de maneira útil em sistema de computadores interligados em rede. Ele abrange desde componentes de hardware, como discos e impressoras, até entidades definidas pelo software, como arquivos, bancos de dados e objetos de dados de todos os tipos. Isso inclui o fluxo de quadros de vídeo proveniente de uma câmera de vídeo digital ou a conexão de áudio que uma chamada de telefone móvel representa.
1 Definição
Um sistema distribuído é um conjunto de computadores independentes que se apresenta a seus usuários como um sistema único e coerente.
Essa definição tem vários aspectos importantes. O primeiro é que um sistema distribuído consiste em componentes autônomos. Um segundo aspecto é que os usuários,