Sistemas DIgitais Intro
Sistemas Digitais
Introdução ao Laboratório
Ano lectivo de 2014/2015
Docente Nuno Brás
Sistemas Digitais - 2014/15
Equipamento disponível no laboratório
No laboratório de Sistemas Digitais são montados e testados circuitos digitais previamente projectados pelo seu grupo de trabalho para as especificações definidas nos enunciados. Estes circuitos são construídos utilizando diversos Circuitos Integrados que são inseridos numa Régua de Montagem (“Breadboard”), tendo por base o projecto elaborado por cada grupo de trabalho.
Depois do circuito montado, segue-se a fase de testes, na qual deverá verificar se o circuito cumpre os requisitos, isto é, se funciona como pretendido. O teste do circuito é realizado com recurso a um equipamento especial designado por Base de Montagem ou Bancada de Ensaio.
Quando se testa o circuito, acontece muitas vezes que o comportamento que se obtém não é o esperado. Quando esta situação acontece é necessário proceder à sua correção. A deteçao de erros é uma tarefa que deve ser realizada com recurso a outro equipamento especial, a Ponta de
Prova.
As primeiras actividades que vão realizar destinam-se a permitir que se familiarize com estes equipamentos, de forma a facilitar a realização dos próximos trabalhos.
Fig: O que se espera que seja uma montagem no final de cada trabalho
Circuitos Integrados
2
Sistemas Digitais - 2014/15
Um circuito integrado contém um conjunto de circuitos que implementam uma dada função lógica. Nas funções lógicas mais simples, o mesmo circuito integrado pode disponibilizar vários circuitos com a mesma função lógica. Por exemplo, o circuito integrado 74HCT10, que será utilizado neste trabalho contém 3 funções lógicas chamadas “NAND”.
Do ponto de vista exterior, um circuito é constituído por uma caixa de plástico preto ou de cerâmica, com um conjunto de pinos metálicos, que permitem aceder as suas entradas e às suas saídas e dois pinos para