Sistemas digest rio respirat rio cardiovascular e urin rio
O Sistema digestório ou Aparelho digestivo é constituído por um tubo digestório (alto, médio e baixo) que se estende da boca ao ânus e pelas glândulas anexas. O tubo digestório divide-se em: Alto: boca, faringe e esôfago; Médio: estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo; e Baixo: intestino grosso (ceco, colo transverso, colo ascendente, colo descendente, apêndice cecal e reto).
Boca: A boca é a abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo, onde o alimento é preparado para a digestão, por meio da mastigação proporcionada pelos dentes e a língua.
Faringe: A faringe é o canal por onde passa o alimento que se dirige ao esôfago.
Esôfago: O esôfago situa-se entre os pulmões, atrás do coração, é o canal que une a faringe ao estômago, onde o bolo alimentar é empurrado até o estômago, através de contrações musculares.
Estômago: O estômago é um órgão, em formato de bolsa e dividido em três partes: a cárdia, o corpo (fundo) e o antro. No estômago o alimento é misturado com o suco gástrico que é uma solução rica em ácido clorídrico e enzimas (pepsina e renina).
Intestino delgado: Ocorre a maior parte da digestão dos nutrientes, bem como a sua absorção, ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas.
Duodeno: são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química – com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico ou intestinal atuando sobre o quimo.
Ânus: O ânus controla a saída das fezes.
Pâncreas: O pâncreas que faz parte das glândulas anexas possui 15 cm de comprimento, fabrica enzimas digestivas e secreta os hormônios insulina e glucagon. O pâncreas é o responsável pelo controle dos açucares no organismo.
Fígado: O fígado é também outra glândula anexa. Armazena glicogênio, ferro, cobre e vitaminas e produz carboidratos a partir de lipídeos ou proteínas e sintetiza o colesterol.
Suco pancreático: é secretado pelo pâncreas