sistemas de transporte
1. Introdução 2
2. Objectivos 3
2.1. Objectivo Geral 3
2.2. Objectivos Específicos 3
3. Metodologia 3
4. Sistemas de Transportes 4
5. Conceituação Sistémica 4
6.1. Condicionantes 4
7. Transportes e a Sociedade 4
8. Concepção Sistemático de Transporte 5
9. Exploração dos Sistemas de Transporte 5
10. Técnicas Inerentes a Exploração de Sistemas de Transporte 6
11. Planeamento dos Sistema de Transporte 7
12. Planeamento e Exploração 9
13. Aspectos indispensáveis no planeamento 10
14. Conclusão 13
15. Referencias Bibliográficas 14
1. Introdução
Segundo Braga (s/d), o transporte urbano tem se tornado nos últimos anos um tema do quotidiano para os que moram nas cidades de grande e médio porte. Os congestionamentos, os acidentes de trânsito, a baixa qualidade do transporte público, as dificuldades de estacionamento, os novos Código de Trânsito, suas inovações, infracções e penalidades têm se tornado foco da mídia, tema de campanhas políticas e educativas, alvo de movimentos populares e assunto de conversas informais.
Segundo Braga (s/d), começa-se assim a reconhecer que os problemas de transporte urbano têm uma dimensão social, que afecta a saúde e a qualidade de vida da nossa população, sem mencionar as deseconomias geradas pelos congestionamentos e pelos acidentes de trânsito.
Esta descoberta já faz parte da história dos países desenvolvidos, que, ao longo da última década, vêm tentando dominar a expansão do transporte individual com pesados investimentos na melhoria do transporte público, na aplicação da telemática no planeamento e controle dos sistemas de transportes e na implantação de novos serviços de informações aos usuários (BRAGA, s/d).
O planeamento dos Sistemas de Transporte se fundamenta na definição de uma arquitectura ou um plano director para implementação dessas tecnologias. Sistemas de Transporte dizem respeito basicamente a informação, colecta, compartilhamento, processamento e redistribuição da informação com a