Sistemas de Informação
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS
ADMINISTRAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CAMILA MELLO LEÃO
RICARDO DE ALMEIDA VENTURA
Rio de Janeiro
2014
1) Sim. É comum que os executivos da T.I sejam muito técnicos, logo tendem a pensar em todos os aspectos do pedido como um problema a ser resolvido. Então, é necessário que os gestores da organização expliquem a área de TI detalhadamente o planejamento estratégico do pedido no qual deve-se estar definido com exatidão o que se espera do uso da TI.
2) Não. A maioria dos planejamentos é feito com uma visão abrangente demais, não descendo ao detalhamento das ações, sendo possível que o pedido seja feito por alguém que não saiba o objetivo do negócio. As organizações devem tomar cuidado com essa atitude, pois o mais correto é que a área designada para fazer o pedido assim como quem fez, saiba detalhadamente o objetivo estratégico da organização para este pedido.
3) Não. Muitas vezes o que foi delegado a Ti pode não ter sido feito de forma detalhada e clara. Como executivos de TI tendem a ser técnicos, muitas vezes o projeto pode não ter sido entendido pelos gestores, o que vira uma espécie de “bola de neve” que culmina no insucesso do objetivo do negócio. Pode ser que a TI tenha feito o seu trabalho corretamente e o pedido dos gestores simplesmente não deu certo por outros motivos.
4) Sim. O maior desafio das organizações é alinhar as pessoas com as competências estratégicas e o objetivo do negócio. É um dever a ser cumprido pelas organizações alinha a estrutura interna do TI para que os processos estejam de acordo com a estratégia da empresa definindo com exatidão o que se espera da TI.