sistemas de informação
Palavra chave: tecnologia da informação; confiabilidade; segurança; sistema de informação.
A questão da segurança da informação tem levado as empresas a adotarem diversas medidas para se protegerem.
Ao pensarmos em proteger a informação é importante levar em consideração o ambiente onde estão inseridas, como as pessoas utilizam e pensam a respeito, como também o ambiente físico e tecnológico, e a forma como é manipulado e armazenado.
Além de investir em tecnologia e programar controles, todos os colaboradores da organização tem que ter a consciência dos riscos da empresa e adotar as melhores práticas para a segurança da informação.
Vulnerabilidade
No passado os dados da empresa ou de indivíduos eram armazenados em papel e arquivados. Utilizando os sistemas de informação para maximizar a sua produtividade, as empresas têm concentrado as suas informações sob formato eletrônico, sejam informações sobre clientes ou fornecedores, conseqüentemente a empresa fica mais vulnerável a fraude, destruição, erro e uso indevido.
Ameaças de funcionários
Muitas vezes achamos que as ameaças só vêm de fora, mas estamos enganados, porque muitas ameaças podem vir de dentro da própria empresa através dos funcionários. Muitos desvios de dinheiro têm acontecido por um funcionário que era confiável, aproveito a oportunidade e vez o desvio. Além deste tipo de roubo, existem também os de clientes, onde o funcionário que tem acesso às informações do cliente, aproveitando a brecha do sistema pega estas informações e as utiliza com achar melhor.
Confiabilidade
Segundo Laudon (2008), as empresas precisam proteger não apenas seus próprios ativos de informação, mas também os de clientes, funcionários e parceiros de negócios. Caso não consigam fazê-lo, podem ter de gastar muito em um litígio por exposição ou roubo de dados. Uma organização pode ser responsabilizada pelo risco e pelo dano desnecessários gerados caso não