Sistemas de informação
Disciplina: Sistemas de Informação
Equipamentos Hospitalares
A decisão de criar anjos da guarda eletrônicos
A invenção que deu origem ao primeiro produto da TMED foi concebida durante uma crise familiar. Os irmãos Luiz Portela Guerra e Amando Guerra se revezavam nos cuidados com o pai, internado em um hospital de Recife. A parte mais difícil da tarefa era passar noites em claro vigiando a aplicação de soro, a fim de chamar as enfermeiras para trocar o tubo quando o líquido acabava.
Os irmãos pensaram, então, decidiram criar um aparelho que avisasse automaticamente sobre a necessidade da troca de soro. Depois da recuperação do pai, construíram um protótipo e pesquisaram o potencial do produto. “Para nossa surpresa, não existia nada parecido no mercado”, afirma Amando Guerra.
Na época os irmãos não sabiam, mas haviam encontrado um nicho na medicina moderna, que evoluiu muito no século 20 nos ramos de diagnóstico e medicamentos, mas ainda preservava soluções antiquadas no atendimento aos pacientes. Com o protótipo pronto, os irmãos decidiram que ao invés de vender a idéia para uma grande multinacional do setor de engenharia biomédica o melhor era montar uma empresa própria e desenvolver outros produtos semelhantes. Submeteram o projeto a um concurso de inovação tecnológica promovido pelo governo estadual e ficaram em primeiro lugar.
Como prêmio ganharam uma vaga na incubadorado Instituto Tecnológico de Pernambuco e criaram a TMED Tecnologia Médica. Em 1996 foi lançado o Bip Soro.
A primeira versão do produto, que deu origem à primeira patente da TMED, tinha um botão liga-desliga e uma programação simples que media o peso pré-programado do soro com a finalidade de sinalizar o esvaziamento do tubo.
O desenvolvimento do produto não parou ao longo dos 12 anos da empresa. Além do constante aprimoramento do design e do invólucro, a TMED procura sempre adaptar o produto à estrutura oferecida pelos hospitais.
A versão mais