sistemas de informação na saúde e as vantagens
Os sistemas de informação são fundamentais para que uma Organização de Saúde seja funcional, para que esta possa oferecer ao utente boas condições e uma boa prestação dos serviços de saúde e, também para rentabilizar custos. Assim, os sistemas de informação são importantes para a gestão da instituição e para a preservação de informação.
2.1. Sistemas de Informação em Saúde em Contexto Hospitalar
Os Sistemas de Informação em Saúde têm enorme importância para a análise de informação, produção de novos conhecimentos, manutenção dos registos e para a avaliação da informação contida nos registos, para que os diagnósticos e intervenções sejam adequados aos utentes.
Os Sistemas de Informação têm no contexto hospitalar, estes devem disponibilizar, em tempo real, as informações do utentes integradas no sistema, para facilitar a tomada de decisões, englobando vários departamentos do hospital (Serviços Administrativos, Gestão de Informação, Logística, Serviços Clínicos e de Apoio e a Farmácia).
Os Sistemas de Informação levam a uma melhor eficácia e eficiência, apoiando a tomada de decisões em meio hospitalar, através da informação útil e necessária e da sua acessibilidade. Os SIS devem ter uma estrutura sólida, que armazena, processa e que proporciona a informação essencial. Consequentemente, criando uma melhor prestação de cuidados.
2.2. Sistemas de Saúde em Contexto de Cuidados de Saúde Primários
Os Sistemas de Informação em Saúde nos Cuidados de Saúde Primários podem ser divididos em Sistemas de Informação Clínicos e Sistemas de Informação Administrativos, podendo ser usados em conjunto.
Os Sistemas de Informação Clínicos consistem na gestão clínica do paciente ao nível da prática médica para um maior apoio aos cuidados primários, estes podem ser utilizados quanto ao registo de consultas e tratamentos, dados laboratoriais e de imagem e, também prescrições médicas. Estes sistemas apoiam a decisão, sistemas de gestão de doença e acesso ao