sistemas de informaçao
DADOS INFORMACAO E CONHECIMENTO – entrada, processamento, saída e feedback.
INFORMAÇÃO – são os DADOS trabalhados, tratado com sentido natural e logico de que usa, são os DADOS com significados.
DADO – componente básico da informação, conjuntos de letras, números ou dígitos. Isolado não transmite significado ou conhecimento, comp.
CONHECIMENTO – é o que orienta as pessoas no uso da informação.
AÇÕES – Campanhas de ações, desenvolvimento de novos produtos.
SI DEFINIÇAO – Automatizado ou manual – inclui pessoas, maquinas e/ou métodos organizados para recolher, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação., composto por HARDWARE e SOFTWARE.
SI – HISTÓRIA – Século XX, era da informação, começa a fluir com muita velocidade, desde o telegrafo passando por comunicações em massa até a internet o ser humano convive com exponencial crescimento de dados disponível. - Dominando a informação pode-se ANALIZAR FATORES DO PASSDO, COMPREENDER O PRESENTE E ANTEVER O FUTURO. Os sistemas de informação surgiram antes da informática. - EVOLUÇAO – antes dos computadores os SISTEMAS DE INFORMAÇAO baseava em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos, o arquivador era responsável em organizar os dados. – registrar – catalogar e recupera, exigia grande esforço para manter atualizados e para recupera-lo, papéis impossibilitavam a facilidade de cruzamento de dados. - ANOS 50 – processamento eletrônico de dados - ANOS 60 – sistemas de informação gerencial - ANOS 70 – sistemas de decisão. - ANOS 80 – computação do usuário final, informação executiva, sistemas especialistas, informação estratégica. - ANOS 90 – empresa e comercio eletrônico conectados, E-BUSINESS e E-COMMERCE.
SISTEMA – conjuntos de partes que interagem entre si para atingir objetivos e resultados, características de ENTRADA, PROCESSAMENTO E