Sistemas de informaçao
Um sistema é um modelo holístico de um objecto de estudo, este sistema pode ser um sistema em foco ou um sistema em consideração. Um sistema é ainda a criação do pensamento humano de forma a lidar com fenómenos mais complexos, sendo composto por Propriedades e Comportamentos que emergem através da interacção dos componentes, um exemplo que comprova essa mesma teoria é a bicicleta, já que podemos construir e definir um sistema através de toda a sua composição e não apenas num dos componentes, tendo em consideração que a bicicleta num todo forma um sistema com todos os seus componentes, rodas, pedais, etc.
Abordagens Sistémicas:
As abordagens sistémicas constituem um meio de estudar fenómenos, situações e objectos complexos de um sistema, ajudando a compreender o desempenho de uma situação, as respostas aos estímulos, os órgãos necessários à execução daquelas actividades e a lidar com um fenómeno complexo.
As abordagens sistémicas servem essencialmente para dentro de um sistema qualquer que seja ele, haja uma aproximação realista da realidade do mesmo, através do isolamento de várias partes.
Ex: Como se poderia comer um elefante? (Faz parte da explicação do que é a análise estruturada)
Poderia comer-se um elefante se o partíssemos aos bocadinhos. O que iriamos verificar era que através dessas pequenas partes iriamos estar a observar realidades diferentes compreendendo não só o todo mas cada parte em específico.
As abordagens sistémicas sejam elas do ramo económico ou social, servem não só mas também para ajudar á compreensão e identificação de eventuais realidades, já que uma só perspectiva não revela um todo.
Um exemplo desta mesma situação é quando em empresas se vai á área de Financeira e se pergunta a um gestor quais os principais problemas da empresa no qual ele pode descrever uma situação completamente contrária ao que um eventual trabalhador descreveria.
Para que é preciso as abordagens sistémicas (pequeno resumo):
-