Sistemas de gti
Uma das tendências mais marcantes na área de sistemas de informação nos últimos anos é representada pelo ERP. Estes sistemas têm como principal característica o fato de serem compostos por um conjunto de subsistemas integrados, capazes de suprir as necessidades de informação e automatizar os diversos processos empresariais, desde a entrada de um pedido de um cliente, até sua expedição, incluindo o planejamento dos recursos financeiros, materiais e humanos para sua produção.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0421051/CA
2.1. Definição de Sistemas ERP Os Sistemas Integrados de Gestão Empresariais (ERP - Enterprise Resource Planning) são sistemas transacionais que reúnem informações de todas as áreas de atuação da empresa, proporcionando a sua integração (Arozo, 2003). Pode-se dizer também que o ERP é um sistema integrado, que possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente por toda a empresa, sob uma única base de dados. Eles fornecem rastreamento e visibilidade global da informação de qualquer parte da empresa e de sua cadeia de suprimento, possibilitando a tomada de decisões inteligentes (Chopra e Meindl, 2003). Segundo Rezende (2002), ERP “são softwares que integram todas as funções empresariais na empresa, contendo bases de dados únicas, manipulando e gerando informações operacionais e gerenciais para todas as empresa.”. Para Polloni (1999), o ERP é definido como “uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. É um sistema amplo de soluções e informações. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional”.
21 Para Côrrea et al. (2001), estes sistemas “tem a pretensão de suportar todas as necessidades de informação para a tomada de