Sistemas de arquivos
1 Introdução
O Sistema de Arquivos é o modo como as informações são armazenadas nos dispositivos físicos de armazenamento, exemplo Disco Rígido, disquete, pendrive, etc...
O Sistema de Arquivos é a parte mais visível de um Sistema Operacional, pois a manipulação de arquivos é uma atividade freqüentemente realizada pelos usuários, devendo sempre ocorrer de maneira uniforme, independente dos diferentes dispositivos de armazenamento.
2 Arquivos
Os arquivos são constituído de informações logicamente relacionados, podendo representar programas ou dados, ou melhor, é um conjunto de registros definidos pelo sistema de arquivos.
Um arquivo pode ser identificado por um nome, com formato e extensão máxima variando conforme o sistema operacional.
Alguns Sistemas Operacionais definem o arquivo em duas partes, possibilitando a identificação do seu tipo através da segunda parte, como exemplo: MeuPrograma.exe (executável), MeuTexto.txt (arquivo texto), MinhaClasse.Java (arquivo texto, fonte de um programa Java).
2.1 Organização dos Arquivos
A organização dos arquivos consiste no modo como os dados estão internamente armazenados, podendo, sua estrutura, variar em função do tipo de informação contida no arquivo.
A forma mais simples de organização é através de uma seqüência não estruturadas de bytes. A aplicação deve definir toda a organização, com vantagem da flexibilidade, porém de inteira responsabilidade da aplicação.
Alguns Sistemas Operacionais estabelecem diferentes organizações de arquivos e cada arquivo deve seguir a um modelo suportado.
As organizações mais conhecidas e implementadas são a seqüencial, relativa e indexada.
2.2 Métodos de Acesso
Seqüencial:
* A gravação de novos registros só é possível no final do arquivo. * Exemplo : Fita magnética.
Acesso Direto: * É mais eficiente que o seqüencial; * Permite a leitura/gravação de um registro diretamente na sua posição através do número do registro, que é a posição