Sistemas automáticos de combate a incêndio
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
1. Introdução................................................................... 3 2. Sistema de combate automático a Incêndio, Sprinkler, Água....... 4 3. Sistema de Combate automático a Incêndio, Espuma.................. 6 4. Sistema de Combate automátic a Incêndio, CO2......................... 8 5. Referência..................................................................... 9
1- INTRODUÇÃO
Em situações de risco elevado ou em casos que o patrimônio protegido tem valores muito altos, é recomendável o uso de sistemas automáticos de combate a incêndios que eliminam ou minimizam o incêndio.
Estes sistemas, normalmente são dotados de dispositivos de detecção de incêndio e atuação automática dos equipamentos de combate.
Vou apresentar três desses sistemas, sendo o sistema automático por Água, Por CO2 e por Espuma.
2- SPRINKLES AUTOMÁTICOS- ÁGUA
O Sistema de Sprinklers Automático por água atua na extinção do fogo num edifício, por um jato de água, diretamente sobre o fogo. Os sprinklers são feitos de um corpo, uma ampola e um defletor.
A ampola de vidro transparente contida no sprinkler é o seu elemento sensível que é caracterizada por ser resistente. Cada sprinkler libera entre 50 e 100 litros de água por minuto. Essa descarga d’água inicia cerca de 30 a 60 segundos após o fogo produzir calor suficiente para acionar o sprinkler esse calor é entre 68°C e 74 °C.
O Sprinkler faz soar um alarme sempre que a água é descarregada por um ou mais Sprinklers, avisando a todos da área da liberação da água, poderá também soar um alarme em uma central remota de monitoramento.
O sistema de chuveiros automáticos baseia-se na Instalação de uma rede de tubulações hidraulicamente dimensionada, na qual são previstos os Sprinklers, cada chuveiro de Sprinkler possui seu dispositivo de sensibilização, o sistema entrará em funcionamento por partes, ou seja,