Sistemas Analógicos de Vídeo
O padrão analógico de transmissão de dados consiste na geração de sinais elétricos baseados nas ondas eletromagnéticas que são contínuas, estes sinais são trabalhados e transmitidos para o satélite e dependendo do caso, retransmitido novamente para outras estações de retransmissão na terra. Como os sinais analógicos são contínuos, a qualidade de operação é mais exigente, pois na sua falha, o sinal deve ser gerado novamente desde o princípio.
1.1 O sistema Digital
O padrão de comunicação digital consiste em pegar nos sinais analógicos, sejam de áudio ou vídeo e parti-los em pequenos pedaços representados por um padrão binário, conhecido como zero e um. Cada pedaço deste sinal originalmente analógico vai ser identificado por este padrão digital e passará então a representar apenas aquele novo número binário, ou digital. Para entendermos melhor esta idéia, basta imaginarmos a palavra rádio. Se transmitida pelo sistema analógico, a sua modulação seria comprimida numa onda de rádio e transmitida por forma de ondas eletromagnéticas pelo espaço, mas pelo sistema digital, um conversor irá separar cada letra da palavra rádio e identificar este pedaço como uma seqüência binária. Depois de transmitido, este sinal é recebido por um outro conversor que faz exatamente o contrário, recebe o sinal fracionado num conjunto de números e transforma-o em sinais eletromagnéticos analógicos.
2.0 SISTEMAS ANALÓGICOS DE VÍDEO
A televisão comum usa tecnologia analógica que exige um certo cuidado com a utilização de freqüências para radiodifusão. Um canal de TV usa uma faixa de espectro muito maior do que um canal de radio.Na região de espectro disponível para sistemas de TV VHF cabem muito poucos canais.
2.1 VHF – Very High Frequency É uma faixa que abrange freqüências entre 30 MHz a 180 MHz.
Os sinais de VHF não são refletidos pelas camadas ionosféricas Logo se pode esperar que os sinais de VHF tenham um alcance bem limitado