Sistema ósseo
•Caixa
torácica
-Classificação
-Dimensões
-Limites
-Funções
-Especializações
Caixa Torácica
A caixa torácica tem um arcabouço protetor chamado de Gradil Costal e é uma armação óssea que protege as estruturas que estão dentro.
Inclui 12 pares de costelas e cartilagens costais, 12 vértebras torácicas e os discos intervertebrais interpostos entre elas, e o esterno.
Classificação
Costelas
- São ossos leves, planos e curvos que formam a maior parte da caixa torácica. Cada costela possui um interior esponjoso contendo medula ósseo.
- Costelas Verdadeiras
-Costelas Falsas
-Costelas Flutuantes
Limites e Especializações
Costelas
Costelas típicas(3ª à 9ª)
• Cabeça
• Colo
• Tubérculo
• Corpo
Costelas atípicas(1ª,2ª,10ª - 12ª)
Esterno
É plano e alongado e forma a região intermediária da parte anterior da caixa torácica. É composto por de tecido esponjoso recoberto por uma fina camada de osso compacto e contém medula óssea vermelha.
Limites e Especializações
Esterno
Principais Funções
Proteger os órgãos internos torácicos e abdominas das forças externas; Resistir às forças internas negativas (subatmosféricas) geradas pela retracção elástica dos pulmões e pelos movimentos inspiratórios; Proporcionar fixação para os membros superiores e sustentar o seu peso;
Proporcionar a fixação (origem) de muitos músculos que movimentam e mantêm a posição dos membros superiores em relação ao tronco, além de proporcionar fixação para os músculos do abdómen, pescoço, dorso e da respiração.
Referências
L. M. Keith, F. D. Arthur. Anatomia orientada para a clínica, ed. Guanabara, 5º edição. J. G. Dângelo, C. A. Fattini. Anatomia humana básica. Ed. Atheneu, 2º edição.
WILLIANS, P. J. Gray anatomia. 2 vol. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.