Sistema Urinário
AMARELO ESCURO: Quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais clara a urina será (sempre puxada para o amarelo). Uma urina amarela escura ou acastanhada é extremamente concentrada devido a pouca quantidade de H2O para diluí-la.
Metronidazol pode escurecer a urina.
URINA ROXA: infecção urinaria, por bactérias que alcalinizam a urina.
URINA LARANJA: é a urina vermelha diluída. Alimentos com corante laranja ou medicamentos como vitamina B2.
URINA VERDE: azul de metileno. Alimentos aspargo. Medicamento: Amitriptilina
URINA VERMELHA OU ROSA: sinal de sangramento nas vias urinarias mas também por medicamentos e alimentos. Medicamentos: laxantes, vitamina B, anticoagulantes. Doença metahemoglobinemia.
URINA AZUL: azul de metileno. Medicamento: Viagra. Síndrome de fralda azul, recém-nascidos que nascem com essa doença.
URINA PRETA: doença genética Alcaptonuria. SEMELHANTE A AMARELA ESCURA.
DOENÇAS
*Nefrite: problema no nefro, mais especificamente nos glomérulos renais. Presença de albumina e sangue na urina, inchaço nas pernas e olhos, hipertensão e, em casos mais sérios e, perda de apetite, náuseas. A nefrite é causada por uma tentativa de defesa do nosso corpo contra algo estranho que ele recebeu.
*Infecção urinária: ocorre quando uma bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra, por isso mais comum em mulheres, por ter a uretra bem menor que a do homem e o caminhada da bactéria será bem menor. . E também porque muitas mulheres, após o sexo, não urinam, e isso é necessário. O trato urinário costuma expelir esses organismos estranhos do corpo, mas algumas vezes eles começam a crescer dando inicio a infecção.
Temos 4 tipos:
Cistite (bexiga), Uretrite (uretra), Pielonefrite (rins), infecção nos ureteres.
Paciente se queixa de dor, ardência e urgência para urinar. O volume urinário torna-se pequeno, mas frequente, 24h. A urina é turva e cheira mal, podendo sair sangue no final da micção. Se atingir o rim,