Sistema urinário
INTRODUÇÃO
O aparelho urinário tem a função de elaborar a urina e armazená-la temporariamente, até a oportunidade de ser eliminada para o exterior.
Este aparelho pode ser dividido em órgãos secretores que são os rins, e órgão excretor que é a bexiga, na qual a urina depois de escoada dos rins, chega através de dois tubos (um tubo para cada rim), chamado ureter, e por último, da bexiga sai um tubo chamado uretra encarregado da excreção final da urina para o exterior. Com exceção da uretra que atravessa o períneo e da bexiga
(pois peritônio parietal passa atrás desta) o restante do aparelho urinário é retroperitonial. SISTEMA URINÁRIO
O sistema urinário, encarregado da produção, coleta e eliminação da urina esta localizado no espaço retroperitonial, de cada lado da coluna vertebral dorsolombar. É constituído pelos rins direito e esquerdo, a pelve renal, que recebe os coletores de urina do parênquima renal, os ureteres, a bexiga e a uretra. Os rins são envolvidos por uma capsula fibrosa que ao nível do hilo renal se deixa atravessar pela artéria renal, a veia renal e a pelve coletora que se continua com o ureter. O parênquima renal apresenta duas regiões bastante distintas: a região periférica, cortical ou córtex renal e a região central, medular ou medula renal. A semelhança do alvéolo pulmonar na fisiologia respiratória, o rim e constituído de unidades funcionais completas, chamadas nefro. O néfron representa a menor unidade do rim; cada néfron e capaz de filtrar e formar a urina independentemente dos demais. A função renal pode, portanto, ser compreendida estudando-se a função de um único nefron. Existem aproximadamente 1.200.000 néfrons em cada rim, que funcionam alternadamente, conforme as necessidades do organismo a cada momento. O nefron e constituído basicamente por um glomérulo e um longo túbulo que desemboca nos tubos coletores de urina.
O glomérulo e uma rede ou um novelo de capilares recobertos por células