Sistema urinario
O sistema urinário consiste em dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Após filtrarem o sangue, os rins restituem a maior parte da água e muitos solutos a corrente sanguínea. A água e os solutos remanescentes constituem a urina, que passa pelos ureteres e é armazenada na bexiga urinária até ser expelida do corpo através da uretra.
Os rins executam o principal trabalho do sistema urinário. As outras partes do sistema são essencialmente vias de passagem e áreas de armazenamento temporário.
Função dos rins
• Regulação dos níveis iônicos no sangue: Os rins ajudam a regular os níveis sanguíneos e vários íons, principalmente o íons, principalmente os íons sódio (Na+), potássio (k+), cálcio (Ca2+), cloreto (Cl) e fosfato (HPO42).
• Regulação do volume e da pressão sanguínea: Os rins ajustam o volume sanguíneo no corpo, restituindo a água ao sangue ou eliminando a urina.
• Regulação do pH sanguíneo: Os rins regulam a concentração de íons H+ no sangue, excretando uma quantidade variável dos mesmos na urina.
• Produção de Hormônios: Os rins produzem dois hormônios: o calcitriol, a forma ativa da vitamina D, que ajuda a regular a homeostase do cálcio, e a eritropoietina, que estimula a produção de glóbulos vermelhos.
• Excreção de resíduos: Formando a urina os rins ajudam a excretar os resíduos – substâncias que não têm uma função útil no corpo. Alguns resíduos excretados na urina resultam das reações metabólicas do corpo. Esses incluem a amônia e a uréia, provenientes da degradação de aminoácidos.
Estrutura dos rins
Os rins constituem um par de órgãos avermelhados em forma de grão de feijão. Eles se situam de cada lado da coluna vertebral, entre o peritônio a e parede posterior da cavidade abdominal, no nível da décima- segunda vértebra torácica e das três primeiras vértebras lombares. Anatomia externa dos rins
Cada rim é recoberto pela cápsula fibrosa do rim, uma bainha de tecido conjuntivo, lisa e