sistema unico de saude um novo desafio para assistente social
Um Novo Desafio Para o Serviço Social
Curitibanos
2011
LUCIANA DOMINGUES PEREIRA
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
Um Novo Desafio Para o Serviço Social
Trabalho de Conclusão de Curso, como artigo científico, apresentado ao Curso de Pós-Graduação Gestão de Políticas Publicas– FAFIPA, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas Publicas orientado pelo professor Claudiomiro Barbosa.
Curitibanos
2011
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE:
Um Novo Desafio Para o Serviço Social
LUCIANA DOMINGUES PEREIRA
RESUMO:
PALAVRAS – CHAVE: SUS, Assistente Social, .
1 INTRODUÇÃO
Assim como Assistência Social e previdência, a saúde deve ser garantida pela Constituição Federal de 1988 - CF/88, como um dos tripés da seguridade social. Mais especificamente, a chegada do Sistema único da Saúde- SUS em 1993 trouxe a todos os cidadãos brasileiros a garantia universal de condições para proteção, prevenção e promoção da saúde humana.
O SUS - definido na CF-88 a partir das diretrizes da descentralização, atendimento integral e participação da comunidade - determina uma profunda reforma na tradição dos serviços de saúde. Um dos seus instrumentos legais de operacionalização é a Lei 8.142, de dezembro de 1990, que cria instância para participação popular. Porém, esta nova formulação, não só garantiu o respeito a um direito universal, como trouxe as grandes filas, a má qualidade nos atendimentos e consequentemente, o perecimento das classes menos favorecidas economicamente. O profissional Assistente Social se insere aos poucos em todas as políticas publicas, atuando com o objetivo de garantir os direitos da população seja na área da saúde, da educação, da previdência, da habitação, do meio ambiente ou podendo também atuar em entidades publicas ou privadas.
Partindo