Sistema Solaris
INTRODUÇÃO
Esta apresentação descreve algumas das características do sistema operacional Solaris, desenvolvido pela Sun Microsystems, baseado nos sistemas UNIX com grande inserção no mercado. O objetivo da criação do Solaris foi suprir a necessidade de um sistema flexível, com alta escalabilidade, com maior eficiência.
As primeiras versões do UNIX da Sun eram conhecidos como
SunOS. Com o crescimento previsto de sistemas com múltiplos processadores, a Sun investiu fortemente no desenvolvimento de um novo kernel do sistema operacional com um foco primário em escalabilidade com multiprocessadores. O novo kernel permitiu múltiplas threads de execução e forneceu condições para segmentação de processos, o que evoluiu para a escalabilidade encontrada no Solaris hoje.
Versões:
•Xenix;
•SCO-Unix da SCO;
•SunOS 5.x;
•Solaris 9;
•OpenSolaris;
•Solaris 10;
•Solaris 11.
CARACTERÍSTICAS
Em 2010 a Sun foi comprada pela Oracle e o Solaris está em sua versão 11, voltado para as nuvens, e possui benefícios que estão muito acima de outros sistemas operacionais encontrados no mercado. Possui ferramentas para uma fácil expansão do ambiente computacional, tornando-o altamente escalável, possibilita que operadores façam modificações no sistema sem interromper seu funcionamento, possui também a vantagem de interoperar com sistemas legados e ainda se conectar com novos tipos de aplicações.
Sistemas que rodam Solaris são projetados para ficarem ligados continuamente. Contudo, você pode parar, reiniciar e as vezes desligar o sistema para executar tarefas de manutenção como: instalar uma nova versão do sistema operacional, desligar um sistema em antecipação a queda de energia e/ou adicionar ou remover hardwares.
SEGURANÇA
A segurança do sistema é garantida por “portões” em quatro níveis: Controle de login,
Controle de acesso aos recursos do sistema, Segurança para desenvolvimento, Controle de acesso à rede física, que os