SISTEMA SETORIAL DE INOVAÇÃO: A REVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NO BRASIL
7047 palavras
29 páginas
SISTEMA SETORIAL DE INOVAÇÃO: A REVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S) NO BRASIL Andrea Gui Knopfholz Durães
Sinopse: Esse artigo discute a quebra de paradigma mais recente no curso da economia mundial as tecnologias de informação e comunicação (TIC’S), resultado de uma revolução tecnológica. As tecnologias de informação e comunicação indicam o surgimento de uma nova fase da economia, inicialmente a internet tinha como função a conexão de computadores por meio da rede telefónica, nos dias de hoje ela nos permite conectar com milhares de usuários através da rede sem fio por meio de aparelhos portáteis ou fixos.
Essa ferramenta de comunicação representa uma indústria que gera milhões de dólares como também compõe uma infraestrutura fundamental para a comunicação sendo responsável por uma parcela importante da economia mundial.
A emergência de desenvolver uma infraestrutura adequada para comportar essa revolução das tecnologias de informação e comunicação pressupõe a existência de um sistema de inovação maduro, para países em desenvolvimento como o Brasil (países com sistemas de inovação imaturos) a emergência dessa infra- estrutura apresenta desafios e oportunidades, de um lado aumenta a relação com os países situados na fronteira tecnológica e por outro lado essa mudança de paradigma abre oportunidades para o desenvolvimento econômico de países em desenvolvimento.
Palavras – chave: Desenvolvimento econômico, sistema nacional de inovação, tecnologia de informação e comunicação.
INTRODUÇÃO
Esse artigo discute a quebra de paradigma mais recente no curso da economia mundial as tecnologias de informação e comunicação (TIC’S), resultado de uma revolução tecnológica. As tecnologias de informação e comunicação indicam o surgimento de uma nova fase da economia.
As circunstâncias mais marcantes da economia mundial dos últimos 15 anos foram a globalização e a emergência de um novo modelo para atender a