Células do sistema imune
O sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Ele é responsável pela limpeza do nosso organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação e determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica.As células do sistema imune são denominadas leucócitos, pois são células brancas do sangue. As células derivadas exclusivamente da medula são nomeadas de acordo com a sua coloração pelo corante universal hematoxilina-eosina. São eles os leucócitos granulócitos: neutrófilos; eosinófilos e basófilos. Os linfócitos são agranulócitos (quer dizer, sem grânulos no citoplasma), que são indentificáveis pela microscopia óptica pelo sua imensa massa nuclear que toma quase todo o citoplasma. Temos ainda as células do sistema monócito fagocitário. Estas células são especialistas em fagocitose e apresentação de antígeno ao exército do sistema imune.
Objetivos
Identificar e diferenciar as células, aperfeiçoar a coleta sanguínea e esfregaço.
Metodologia
Para a realização da aula prática e cumprimento de seus objetivos foi necessário à utilização de diversos materiais, tais como:
Microscópio eletrônico;
Lâminas.
Pingar uma gota de sangue na lâmina, coloca-lá 20 vezes no álcool, depois 20 vezes no ácido e 10 vezes na base. Secar ao ar em repouso e visualizar no microscópio para contagem das células
Resultados Linfócitos: são mais comuns no sistema linfático. Os três tipos principais são: Linfócitos B: Células B produzem anticorpos que se ligam ao patógeno para sua posterior destruição. Células B também são responsáveis pelo sistema de memória.
Linfócitos T Auxiliares ou (CD4+): coordena a resposta imune.
Linfócitos T citotóxicos (ou CD8+): Destroem as células infectadas.
Natural killers (ou NK): capazes de matar o vírus Os linfócitos possuem núcleo esférico, preenchendo quase toda a célula, deixando o citoplasma com pequena