Sistema sensorial
Contribuindo para a sobrevivência e integração com ambiente, os órgãos dos sentidos são responsáveis por propiciar aos seres humanos um relacionamento e percepção do ambiente externo a sua volta.
O ser humano possui receptores altamente especializados, estes que captam os mais diversos estímulos. Tais receptores, chamados receptores sensoriais, são formados por células nervosas capazes de traduzir ou converter esses estímulos em impulsos elétricos ou nervosos que serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central-SNC, onde será produzida uma resposta podendo esta ser voluntária ou involuntária. A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados sãodiversos.
Seguem os tipos de receptores:
Exteroceptores:São aqueles que respondem aos estímulos externos, que se originam fora do organismo.
Proprioceptores: Os receptores proprioceptivos encontram-se no esqueleto e nas inserções tendinosas, nos músculos esqueléticos (formando feixes nervosos que envolvem as fibras musculares) ou no aparelho vestibular da orelha interna. Detectam a posição do indivíduo no espaço, assim como o movimento, a tensão e o estiramento muscular.
Interoceptores:São os receptores que respondem aos estímulos viscerais ou outras sensações como por exemplo sede e fome.
Os receptores sensitivos podem ser simples, como uma ramificação nervosa ou mais complexos, formados por elementos nervosos interconectados ou ainda órgãos complexos, providos de sofisticados sistemas funcionais.
Assim temos:
Tato - sentimos o frio, o calor, a pressão atmosférica, etc;
Paladar - identificamos os sabores;
Olfato - sentimos o odor ou cheiro;
Audição - captamos os sons;
Visão - observamos as cores, as formas, os contornos, etc.
Portanto, os órgãos dos sentidos no corpo humano estão encarregados de receber estímulos externos. Esses órgãos são:
Pele - para o tato;
Língua - para o paladar;
Fossas nasais - para o