sistema sensorial
O sistema sensorial é a parte do sistema nervoso responsável pelo processamento de informações sensoriais.É composto pelos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) com seus respectivos órgãos (olho, ouvido, nariz, língua e pele) que compreendem o sistema de percepção do nosso corpo com o meio externo.
audiçao
Audição é a percepção do som pelo ouvido. O som é a propagação de ondas mecânicas em meios materiais, fazendo portanto da audição a percepção da vibração. As ondas sonoras chegam até o aparelho auditivo, fazem o tímpano vibrar que, por sua vez, faz os três ossos da orelha (martelo, bigorna e estribo) vibrarem; as vibrações são passadas para a cóclea, onde viram impulsos nervosos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo. Dado que as ondas sonoras normalmente possuem uma quantidade minúscula de energia, o ouvido é excepcionalmente sensível, e portanto, frágil.A hipoacusia, mais conhecida como perda auditiva ou surdez, consiste na perda parcial ou total da audição, de caráter passageiro ou definitivo, estacionária ou progressiva, unilateral ou bilateral.
Esta condição pode estar presente já ao nascer, ou pode ser ocasionada posteriormente por doenças.
Existem diferentes tipos de hipoacusia. São eles:
Transmissiva: resulta de problemas de condução do ouvido externo, médio para o ouvido interno. Deste modo, indivíduos com este tipo de hipoacusia escutam os sons em baixo volume, independente da frequência.
Neurossensorial: acomete o ouvido interno e nervo auditivo, havendo uma degeneração das células ciliadas, levando à perda da capacidade de transformar as vibrações sonoras em impulsos nervosos. Tem diferentes causas, como vírus, exposição a ruídos ou problemas de circulação.
Mista: é a combinação da perda de condução e da audição neurossensorial. Normalmente trata-se este tipo de hipoacusia com medicamentos e/ou cirurgia, em associação com o uso de