Sistema Sensorial
FISIOLOGIA SENSORIAL
INTRODUÇÃO: O sistema nervoso percebe e interpreta os estímulos internos e externos, o que torna possível a ativação de várias funções como o controle dos movimentos, por exemplo. Os órgãos sensoriais decodificam os estímulos químicos e físicos do ambiente em sinapses, as quais são interpretadas pelo sistema nervoso central. Esses órgãos processam informações por vias neuronais rotuladas, podendo-se obter sensações distintas como a visão, audição, gustação, olfação, tato, bem como sua duração, intensidade e o local onde foi produzida, podendo ser de modo consciente ou não.
METODOLOGIA: Através de uma dinâmica realizada em laboratório com 4 grupos de 4 integrantes cada, foram utilizados diferentes materiais para estimular o sistema sensorial de uma pessoa de cada grupo. Foram escolhidos dois círculos, um vermelho e um verde, sobrepostos numa folha A4, alhos, chiclete de menta e água em duas temperaturas diferentes, para estimular respectivamente a visão, o olfato, o paladar e o tato.
DESENVOLVIMENTO: As sensações são captadas através de receptores que se classificam de acordo com o tipo de estimulo detectado e a origem do mesmo. O fotorreceptor está ligado a visão, são os bastonetes e os cones que captam os estímulos através da retina, no momento em que foi posto os círculos coloridos para serem observados a colega ficou com a visão focada no circulo e começou a fazer comparações associando o mesmo à objetos, e ao trocar as cores ela observou pontos brancos, reflexos e a sensação de movimentação. O quimiorreceptor está relacionado ao olfato e a gustação, os receptores olfativos captam as sensações através da mucosa olfativa, durante a dinâmica esse sentido foi estimulado pelo alho e a colega sentiu um cheiro muito forte e até mesmo o gosto, isso se dá porque apesar do olfato e paladar serem sentidos distintos existe uma ligação entre eles. Logo depois os brotamentos gustativos através da língua foram testados, utilizando o