Sistema respiratório
RESUMO: SISTEMA RESPIRATÓRIO
A principal função do sistema respiratório é obter energia, fornecendo oxigênio e eliminando dióxido de carbono. O sistema respiratório é constituído por um par de pulmões e vários outros órgãos que levam o ar para fora das cavidades pulmonares, como: fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
As fossas nasais são compostas por duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, elas não são juntas porque são separadas por uma cavidade cartilaginosa chamada de septo nasal. Possuem pelos que filtram o ar, retendo as impurezas.
Faringe é o órgão comum aos sistemas digestório e respiratório.
Laringe é um tubo muscular que permite a passagem de ar para a traqueia. No interior da laringe existem pregas, denominadas cordas vocais, que produzem sons durante a passagem do ar.
A principal característica da traqueia é fazer a limpeza dos pulmões, assim elimina as poeiras e bactérias inaladas na respiração.
Os pulmões são órgãos do sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e o sangue. Sua principal função é oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo.
O diafragma é fundamental para que o pulmão se apoie, fica entre o tórax e o abdômen e está relacionado com os movimentos da respiração.
A inspiração é a entrada do ar nos pulmões. Ocorre a contração do diafragma e dos músculos intercostais.
A expiração é a saída do ar dos pulmões. Ocorre o relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais. .
.
.
..
..
...
.
.
.
.
.
.