sistema respiratorio
A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. A laringe tem três funções:
Atua como passagem para o ar durante a respiração;
Produz som, ou seja, a voz
Impede que o alimento e objetos estranhos entrem nas estruturas respiratórias (como a traquéia).
Desempenha função na produção de som, que resulta na fonação. Na sua superfície interna,encontramos uma fenda ântero-posterior denominada vestíbulo da laringe, que possui duas pregas: prega vestibular (cordas vocais falsas) e prega vocal (cordas vocais verdadeiras). A laringe é uma estrutura triangular constituída principalmente de cartilagens, músculos e ligamentos.
A parede da laringe é composta de nove peças de cartilagens. Três são ímpares (cartilagem tireóidea, cricóidea e epiglótica) e três são pares (cartilagem aritenóidea,cuneiforme
A cartilagem tireóidea consiste de cartilagem hialina e forma a parede anterior e lateral da laringe, é maior nos homens devido à influência dos hormônios durante a fase da puberdade. As margens posteriores das lâminas apresentam prolongamentos em formas de estiletes grossos e curtos, denominados cornos superiores e inferiores.
TRAQUÉIA
A "Traquéia" é um Órgão Tubular presentes nos mamíferos, com aproximadamente 10 a 12 centímetros de comprimento e 1,5 centímetros de diâmetro. A "Traquéia" é mantida aberta devido a vários semicírculos de cartilagem hialina, internamente ela é revestida por um epitélio ciliado mucoso, importante para reter partículas sólidas, {[micro-organismos e outras substancias, evitando que elas cheguem aos pulmões. Ao final a "Traquéia" se bifurca originando os Brônquios.
FARINGE
A faringe é porção da anatomia que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. É um canal comum ao aparelho digestivo e ao aparelho. De modo geral entre os mamíferos a faringe é ponto de encontro entre estes dois aparelhos. A sua comunicação