sistema respiratorio
Respiração é definida como a absorção do oxigênio pelo organismo, com liberação subseqüente de energia para o trabalho, calor e a liberação de gás carbônico e água.
Dois tipos de respiração:
Externa: absorção de O2 e remoção de CO2 dos pulmões
Generalidades:
Interna: troca gasosa entre as células e seu meio líquido
Duas partes funcionais:
Porção de Condução: Nariz, faringe laringe, traquéia e brônquios. Pulmões: brônquios menores, bronquíolos, ductos alveolares e alvéolos (unidade funcional do pulmão).
Inclui o nariz externo, a cavidade nasal (ou nariz interno) e os seios paranasais. a) Nariz Externo: formado pela cartilagem septal (compõe a parte anterior do septo nasal, que divide a cavidade nasal em duas
Porção de metades), cartilagens laterais (que são expansões da septal) e
Condução I – cartilagens alares (em forma de “U”, abaixo das laterais).
Nariz Externo:
As aberturas externas das cavidades nasais chamam-se narinas, sua extremidade superior chama-se raiz e a inferior, base, onde encontramos o ápice (parte mais anterior) e o dorso do nariz (do ápice à raiz).
Porção de
Condução II –
Cavidade
Nasal:
b) Cavidade Nasal: composta por duas cavidades em forma de cunha, (a) separadas por um septo formado pela lâmina perpendicular do etmóide, vômer e a cartilagem septal, além das (b) cristas dos ossos nasais (superiormente) e (c) maxilar e palatino (inferiormente). Seu teto ósseo (d) é formado pelos ossos nasal e frontal (porção anterior), etmóide (porção média) e esfenóide (parte), vômer, maxilar e palatino (porção posterior). Conchas e Meatos: Internamente, o nariz possui três projeções ósseas laterais – as conchas nasais superiores e médias (acidentes do osso etmóide) e as conchas nasais inferiores. Cada concha possui uma grossa membrana mucosa, que tem a função de umedecer e aquecer o ar.
Abaixo das conchas, encontramos os meatos (passagens de ar) superior, médio e inferior.
Divisão I –