Sistema reprodutor
O sistema reprodutor feminino tem por função produzir ovócitos, proteger o embrião, e criar condições favoráveis Á fecundação. É constituído por dois ovários, duas trompas de Falópio, um útero, uma vagina e uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A genitália externa ou vulva é formada por duas pregas cutâneo-mucosas, os grandes lábios recobertos por pelos pubianos, e os pequenos lábios, encontrados mais internamente, protegendo a abertura da uretra e da vagina e o clitóris, na espécie humana.
A vagina é um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante.É o local onde o pênis deposita os espermatozóides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.
Os ovários são as gônadas femininas. Produzem os hormônios e os gametos femininos.
No final do desenvolvimento embrionário de uma menina, já se encontra todas as células que irão transformar-se em gametas nos seus dois ovários. Estas células - os ovócitos primários - encontram-se dentro de estruturas denominadas folículos de Graaf ou folículos ovarianos. A partir da adolescência, sob ação hormonal, os folículos ovarianos começam a crescer e a desenvolver. Os folículos em desenvolvimento secretam o hormônio estrógeno. Mensalmente, apenas um folículo geralmente completa o desenvolvimento e a maturação, rompendo-se e liberando o ovócito secundário (gameta feminino): fenômeno conhecido como ovulação. Após seu rompimento, a massa celular resultante transforma-se em corpo amarelo, que passa a secretar os hormônios progesterona e estrógeno. Com o tempo, o corpo amarelo regride e converte-se em corpo branco, uma pequena cicatriz fibrosa que irá permanecer no ovário.