sistema reprodutor masculino e feminino
Sistema ou aparelho reprodutor feminino é o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução por dois ovários duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva.
O aparelho reprodutor masculino ou sistema genital masculino é o sistema responsável pela produção dos gametas masculinos, tal como maturação e introdução deste no aparelho reprodutor feminino. Como processo relacionado a essas funções, há a produção de hormônios e do sêmen.
Desenvolvimento
A vagina: A vagina é um canal de 6 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém duas glândulas denominadas glândulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante. A entrada da vagina é protegida por uma membrana circular o hímen que fecha parcialmente o orifício vulvo vaginal e é quase sempre perfurado no centro, podendo ter formas diversas. Geralmente, essa membrana se rompe nas primeiras relações sexuais. A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozoides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.
Vulva: A genitália externa ou vulva é delimitada e protegida por duas pregas cutâneas mucosas intensamente irrigadas e inervadas os grandes lábios. Na mulher em idade pós-puberdade, os grandes lábios são cobertos por pelos pubianos. Mais internamente, outra prega cutâneo mucosa envolve a abertura da vagina os pequenos lábios que protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva também está o clitóris. Os pequenos lábios envolvem o orifício urinário (abertura da uretra) e o orifício genital (abertura da vagina).
As tubas uterinas: também conhecidas por trompas de Falópio, são dois tubos contráteis, com 10 cm aproximadamente, que se estendem do ângulo súpero lateral do