Sistema reprodutor masculino e feminino
♂ 2 testículos, 2 bolsas escrotais, 2 epidídimos, 2 canais deferentes, 2 vesículas seminais, próstata, 2 glândulas bulbouretrais, uretra e pênis.
♂ Testículos: São 2, localizados no interior do saco escrotal ou bolsa escrotal – Ocorre a espermatogênese – A maturidade só ocorre no epidídimo, ou seja, adquirem a capacidade de se locomoverem e fecundarem um óvulo.
♂ Epidídimo: O epidídimo é formado por um grupo de túbulos seminíferos e se encontra na parte superior do testículo e se ligam ao canal deferente, que e formado por músculos lisos que se contraem durante a ejaculação, conduzindo os espermatozóides pelos canais deferentes.
♂ Saco escrotal: termorregulação
♂ Canais deferentes: Transportam desde o epidídimo até a uretra (se juntarão no interior da próstata) – espermatozóides imóveis (pH ácido).
♂ Vesículas seminais: Pouco antes da ejaculação estas glândulas secretam o líquido seminal que é de fundamental importância para a vitalidade dos espermatozóides.
♂ Próstata: No interior da próstata os canais deferentes se juntam a uretra. Pouco antes da ejaculação, secreta no interior da uretra o líquido prostático (pH alcalino- neutraliza a acidez dos canais deferentes e do interior da vagina).
♂ Glândulas bulbouretrais: Pouco antes da ejaculação drenam muco no interior da uretra, servindo para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides, como também para a lubrificação do pênis durante o ato sexual.
♂ Uretra: Passa pelo interior da próstata e atinge o pênis.
♂ Pênis: 2 corpos cavernosos e 1 corpo esponjoso – maior suprimento de sangue – ereção.
ATO SEXUAL MASCULINO: ereção – ejaculação
[pic]
SISTEMA GENITAL FEMININO
♀ Canal vaginal, útero, 2 tubas uterinas e 2 ovários. Vulva – abertura da vagina, abertura da uretra, clitóris, grandes lábios