sistema operativo
Neste trabalho vamos falar dos sistemas operativos como um exemplo instrutivo de domar a complexidade de gerenciamento.
O sistema operativo moderno facilita o desenvolvimento do programa proporcionando com o acesso controlado para abstracões de alto nivel de recursos.
Exemplo:
Na memória;
No armazenamento;
Na comunicação e informação como arquivos e directórios;
Essas abstrações, activam programas para realizar tarefas complexas de forma segura e eficiente em uma ampla variedade de hardware e computação.
As redes sao gerênciadas através de configurações de baixo nivel de componentes individuais.
Essas configuracoes, muitas vezes dependem da rede subjacente, por exemplo: Bloqueando o acesso de um usuario com uma entrada ACL que exige saber o endereco actual IP do usuario.
Para tarefas mais complicadas, requer conhecimentos de rede mais tensa, existe tambem a topologia de rede actual e a localizacao de cada cliente.
Um sistema operacional de rede, proporciona a capacidade de observar e controlar a rede.
1-Sistema Operacional de redes
Um Sistema Operacional de Redes é um conjunto de módulos que amplíam os sistemas operacionais, complementando-os com um conjunto de funções básicas, e de uso geral, que tornam transparente o uso de recursos compartilhados da rede.
O computador tem, então, o Sistema Operacional Local (SOL) interagindo com o Sistema Operacional de Redes (SOR), para que possam ser utilizados os recursos de rede tão facilmente quanto os recursos na máquina local.
Em efeito, o SOR coloca um redirecionador entre o aplicativo do cliente e o Sistema Operacional Local para redirecionar solicitações de recursos da rede para o programa de comunicação que vai buscar os recursos na própria rede.
O Modelo de Operação do Sistema Operacional de Rede é o modelo Cliente / Servidor:
Ambiente onde o processamento da aplicação é partilhado entre um outro cliente (solicita serviço) e um ou mais servidores