Sistema operacional
O computador pode ser visualizado como uma máquina de camadas, onde inicialmente existem duas camadas: Hardware ( nível 0 ) e sistema operacional ( nível 1 ). Desta forma, o usuário pode enxergar a máquina como sendo apenas o sistema operacional, ou seja, como se o Hardware não existente. Esta visão modular e abstrata é chamada máquina virtual. A vantagem desse conceito é tornar a interação entre usuário e computador mais simples, confiável e eficiente.
O computador pode ser visualizado como uma máquina de níveis ou maquina de camadas, possuindo tantos níveis quanto forem necessários para adequar o usuário às suas diversas aplicações. Quando o usuário está trabalhando em u desses níveis, não necessita saber da existência das outras camadas. Com isso a interação entre usuário e computador apresenta-se mais simples, confiável e eficiente.
Os sistemas monoprogramaveis se caracterizam por permitir que o processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à exclusão de um único programa.
Nos sistemas multiprogramaveis ou multitarefa, os recursos computacionais são compartilhados entre diversos usuários e aplicações. Enquanto em sistemas monoprogramaveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramaveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos.
Sistemas monoprogramáveis ou monotarefa, sistemas multiprogramáveis ou multitarefas e sistemas com múltiplos processadores.
As vantagens do uso de sistemas multiprogramaveis é a redução do tempo de resposta das aplicações processadas no ambiente e de custo, a partir do compartilhamento dos diversos recursos do