Sistema nervoso e endócrino: doeças e cuidados
Gabriel Júnior Cazarotto
18 de Setembro de 2012 |
Sumário
Introdução, 2
Descrição do Sistema Nervoso, 3
Complicações do Sistema Nervoso, 6
Descrição do Sistema Endócrino, 8
Complicações do Sistema Endócrino, 10
Conclusão,
Referências,
Introdução
Este trabalho apresenta de modo sucinto os sistemas nervoso e endócrino: seus constituintes e as falhas que podem apresentar. Por isso o trabalho também certo cuidados que poderão ser utilizadas no tratamento destas doenças.
Sistema Nervoso
Descrição e funcionamento: Para que haja comunicação entre os diversos órgãos, células e tecidos do organismo são necessários à operação dos Sistemas Nervoso e Endócrino.
O modo de operação do Sistema Nervoso é semelhante a uma rede telefônica: As “mensagens” são pulsos elétricos que viajam por cabos transmissores, os Nervos. Através disto é possível estabelecer uma comunicação entre as partes do corpo e uma “Estação Central”, que correspondem ao encéfalo e a medula espinhal. Estes órgãos representam o Sistema Nervoso Central e a sua funçãoé interpretar as informações obtidas e elaborar respostas adequadas, enviando-as aos órgãos do corpo responsáveis pelas ações.
Nervos e Gânglios nervosos representam o sistema nervoso periférico, ou seja, conduzem informações do sistema nervoso central para diversas partes do corpo, e vice-versa.
Constituição do Sistema Nervoso Central
O encéfalo humano forma-se no início do desenvolvimento da região anterior do tubo nervoso, a qual logo se diferencia em três regiões, o proencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. Por volta da quinta semana do desenvolvimento embrionário humano, o proencéfalo diferencia-se no telencéfalo e no diencéfalo. O mesencéfalo mantém-se indiviso e o rombencéfalo diferencia-se no metencéfalo e no mielencéfalo. Todas as artes do encéfalo de um adulto derivam dessas cinco regiões; o restante do tubo nervoso embrionário